Neste momento, estamos a realizar um folheto e um cartaz de cariz informativo sobre a concentração elevada de gás radão nas habitações e medidas a tomar para diminuir os seus efeitos.
A distribuição deste folheto destina-se a zonas onde a concentração de gás radão é mais elevada, como a Guarda e Vila Real.
Apesar dessas cidades se localizarem longe da nossa escola, tentaremos os possíveis para fazer chegar esta informação aos locais onde esta é necessária.
Este tema está relacionado com a protecção civil, e afasta-se do nosso tema principal, no entanto, no seguimento das noticias e dos vídeos anteriormente colocados no blog, considerámos importante dar esta informação à população mais afectada.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Video referente à experiência "Alimentos Irradiados"
Este video foi feito pelos elementos do nosso grupo de trabalho e procura resumir a experiência realizada e os dados obtidos na mesma.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Notícias acerca da concentração de radão
Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008
Radão em Vila Real: a confirmação
Segundo um estudo recente, efectuado por alunas da licenciatura de Engenharia Ambiental da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, "algumas habitações e fontanários do centro histórico de Vila Real possuem elevadas concentrações de radão, um gás radioactivo natural que pode provocar doenças pulmonares".
Apesar de se associar a radioactividade às centrais e testes nucleares assim como aos exames de radiodiagnóstico, a principal fonte da radiação a que os seres humanos estão sujeitos é a radiação natural, com especial enfoque no gás radão que existe, naturalmente, nas rochas, nos solos e na água.
De acordo com o mesmo estudo, "a média anual das habitações de Vila Real foi calculada em cerca de 800 becquerels por metro cúbico (Bq.m-3) quando a legislação da União Europeia sobre a qualidade do ar fixa em 200 Bq.m-3 o limite para a concentração média anual de radão para novas habitações."
A legislação portuguesa, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 79/2006, de 4 de Abril, que aprova o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios, fixa em 400 Bq.m-3 o limite para a concentração média anual de radão para novas habitações, sendo a sua pesquisa obrigatória apenas em edifícios construídos em zonas graníticas, nomeadamente nos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda,Viseu e Castelo Branco."
Saúde - Níveis de radão elevados em escola de Castelo Branco - RTP Noticias, Vídeo
Saúde - Radão em Vila Real superior ao máximo legal - RTP Noticias, Vídeo
Saúde - Níveis preocupantes de radão em Amarante - RTP Noticias, Vídeo
Grupo 2
Subscrever:
Mensagens (Atom)