sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Evolução e resultados da experiência "irradiação de alimentos"

Concluída a experiencia da irradiação de alimentos, podemos afirmar que nos alimentos que foram tratados com radiação (ionizados) a propagação de bolores é mais lenta.

Qual o efeito da radiação sobre estes alimentos?
A radiação mata ou esteriliza os microrganismos presentes nos alimentos, como os fungos, e retarda os processos biológicos, logo os alimentos “duram” mais tempo.

Será esta radiação prejudicial à nossa saúde?
Os alimentos após irradiados não apresentam sinais de radioactividade, pois a radiação utilizada é muito baixa, verifica-se, no entanto, a formação de produtos reolíticos uma vez que ionizam os alimentos. Estes produtos também não são radioactivos, nem exclusivos da irradiação, podendo aparecer aquando do aquecimento dos alimentos, logo não constituem um problema.

A irradiação altera os alimentos?
Alguns nutrientes, como a vitamina C, são alterados devido à irradiação, no entanto isto também acontece no acto de aquecimento ou na colocação dos alimentos no microondas.

A irradiação é actualmente um método de conservação de alimentos utilizado em vários paises. Quando um alimento foi tratado com irradiação apresenta o seguinte simbolo:
Em Portugal, uma vez que a irradiação não é reconhecida, mesmo que os alimentos tenham sido irradiados no exterior não apresentam o simbolo em causa.




Grupo 1 e 2, 12º B e 12ºD